A Motivação no Desporto Formação

A motivação é descrita como uma forma capaz de induzir os indivíduos a atingir os seus objetivos. A definição dos objetivos é importante como forma de definir as metas futuras a alcançar, promovendo a definição de um objetivo que possa ser mensurável, que tenha um prazo para a sua realização e que apesar de difícil, seja realista e exequível, procurando estabelecer soluções e um plano de ação quando confrontados com adversidades ou obstáculos.

Segundo Becker Jr, (2002) o trabalho motivacional acontece quando existe a boa vontade do atleta e uma boa estruturação das sessões de treino.

No desporto formação, os atletas encontram maior necessidade de serem motivados, pois como tem uma qualidade técnica e tática básica, devido ao número de estímulos recebidos comparativamente a atletas mais velhos (mais experientes), sentem maior dificuldade na execução das tarefas e na gestão do stress. O treinador assume, por isso, um papel importante no processo de estabelecimento dos objetivos mas também da gestão do stress, onde nas sessões de treino estas tenham a presença de vários estímulos técnicos e táticos, um exemplo concreto é os jogos de situação 3 vs 3 em sistema de divisões, comparativamente ao jogo formal (7 vs 7 ou 11 vs 11) onde os indivíduos são presentes a maior número de ações técnicas como maior número de toques na bola, mais situações de finalização, ações tácitas como a noção do triângulo defensivo, dos apoios defensivos, da cobertura, etc.

Segundo Monteiro e Scalon (2008), a motivação é um ponto determinante para o sucesso ou fracasso, pois os indivíduos com motivação elevada treinam com maior afinco, obtém melhoria nos gestos motores ou processo cognitivos, ganhando maior confiança e sensação de segurança. A concretização positiva mesmo que em pequenos aspetos leva o individuo a motivar-se e a treinar mais, criando um ciclo motivacional. A motivação por parte dos Treinadores/Professores leva a maior cultura desportiva e também maior gosto pela prática desportiva.

Um atleta motivado é um individuo mais capaz de realizar ações técnicas e táticas com melhor desempenho, gerindo melhor as situações adversas.

Hélder Castro

Referências Bibliográficas

-Monteiro, Z. & Scalon, M. (2008). Treinamento psicológico e técnicas para a melhoria da motivação de atletas. Brasil: Universidade Santa Catarina. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd118/treinamento-psicologico-e-tecnicas-para-a-melhora-da-motivacao-de-atletas.htm

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s